Expectativa desleal

O fato é que uma das coisas mais difíceis que existe na vida é lidar com a expectativa que colocamos em coisas e pessoas. Criamos expectativa naquela oportunidade de emprego que aparece quase sem querer, quando conhecemos alguém que faz seu coração bater um pouco mais acelerado, quando surge uma viagem, uma reunião importante no trabalho, uma viagem que está sendo programada já tem algum tempo. Sim, fantasiamos a situação, passamos boas horas imaginando como vai ser, criamos diálogos imaginários, ensaiamos em frente ao espelho, perdemos o sono.
Eu tenho um problema de fabricação que não tem reparação: eu crio expectativa para tudo e sempre sofro, choro, devoro milhares de barras de chocolate e me frusto porque elas nunca são do jeito que eu quero. Difícil lidar com a frustração quando as coisas não acontecem da forma e maneira que você espera, quando a pessoa que faz seu coração bater não tem seu coração batendo por você, quando você acredita que a pessoa é uma coisa quando na verdade ela é algo totalmente diferente do que se apresenta ser, quando a vaga de trabalho que você tanto quer é dada a outra pessoa, quando você se arruma porque vai encontrar alguém especial e ela não aparece.
Eu posso tentar ser diferente, posso programar minha mente a não criar falsas expectativas, posso manter minhas unhas intactas e controlar a ansiedade, posso me frustar menos, sofrer menos.  Temos a péssima mania de complicar tudo: De criar amor onde só existe amizade, de criar emprego onde só existe uma pequena possibilidade, de ser intensa quando se deve ser racional, de tirar conclusões precipitadas, de achar que encontrou algo quando apenas desencontrou.
Hoje, digo adeus às falsas expectativas que criei para mim. Abandono os diálogos imaginários, os encontros sonhados a toa, as lágrimas e porque não as barras de chocolate? E peço somente que as expectativas desleais, o medo, a ansiedade e a frustração durmam um sono pesado.

One thought on “Expectativa desleal

Leave a Reply

