Entre Assassinatos

Kittur é a cidade fictícia localizada na costa sudoeste da índia. Banhada pelo mar Arábico a oeste e pelo rio Kaliamma a0 sul e a leste é abençoado por um solo fértil e por uma beleza pitoresca, o lugar já ostenta alguns séculos de história. Este é o cenário escolhido pelo vencedor do Man Booker Prize e autor do sucesso O Tigre Branco, Aravind Adiga em seu novo livro.

Lançado pela Editora Nova FronteiraEntre Assassinatos reúne catorze histórias que acontecem no período que compreende os assassinatos de duas figuras extremamente relevantes para a política indiana: Indira Ghandi e Rajiv Ghandi, em 1984 e 1991 respectivamente. Conforme saboreava os contos de Adiga comecei a visualizar uma Índia desconhecida anteriormente por mim, um país onde conflitos entre castas, religiões, classes sociais, assim como a corrupção e a miséria estão presentes, nos mostrando o preconceito e a desigualdade social em que os indianos estão inseridos.

Rico em detalhes e usando uma linguagem de fácil entendimento, Aravind foi bem criativo ao detalhar entre uma história e outra as peculiaridades e detalhes dos principais pontos turísticos de Kittur, enquanto mostrava as histórias de um povo marcado por contrastes culturais e que anseiam por mudança de vida.

Me emocionei ao ler a história da pequena garota que, como prova de amor ao pai, pede esmolas na rua para sustentar o seu vício dele em drogas. Fiquei furiosa junto com o personagem Abassi, o dono de uma fábrica de camisas que teve que escolher entre mergulhar no submundo da corrupção e deixar suas operárias cegas ou fechar as portas da sua empresa.Vibrei quando um vendedor de cópias xerocadas de livros depois de ser torturado por autoridades locais enfrentou cada um deles ao vender um exemplar proibido no país. Estava tão envolvida com as descrições, histórias e personagens  que uma noite cheguei a sonhar que estava passeando pelas ruas de Kittur e interagindo com os n0mes do livro.

Concluindo, em Entre Assassinatos somos desafiados a pensar sobre desigualdade social, o preconceito e também sobre como independente da cultura, religião e classe social estamos sempre em busca e envolvidos por uma vontade enorme de mudar de vida.

 

Leia mais resenhas no blog que escrevo: http://www.becodaspalavras.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s