Wedding: Os votos

 

 “Promete  ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe  e respeitando-lhe até que a morte os separe?”

Ok, ok, esse voto todo mundo tá cansado de escutar, até meu sobrinho de quatro anos deve saber isso decor. Nada me emociona mais em uma cerimônia de casamento do que os votos dos noivos, é um momento deles, onde poucas palavras resumem o compromisso que estão selando e acho que é isso que faz o momento ser incrivelmente emocionante.

Eu não casei ainda, não escrevi nenhum voto. Mas, resolvi usar minhas técnicas de escrita para  ajudar as noivas e noivos que optaram por escrever seus próprios votos ao invés de usar um já pronto. Talvez você esteja pensando agora: Até parece que é fácil colocar em poucas palavras tudo o que uma pessoa representa. Tem razão. Não é, mas essas dicas talvez ajudem na hora de encarar a caneta e o papel em branco que espera sua declaração.

Decida se você quer escrevê-los juntos.  Isso quem tem que decidir são vocês, porém, eu muito acredito que o elemento surpresa é muito mais emocionante e divertido. Uma boa ideia é considerar como seu parceiro é  e avaliar se a surpresa das palavras seria surpreendente ou um ponto de stress, se acharem melhor escreverem juntos, que assim seja.

Escolha um ponto de partida. Não é uma má idéia  certificar de que você e seu parceiro vão estar prometendo coisas semelhantes. Combinem, por exemplo,  usar a frase “eu prometo”, como uma estrutura geral, e para terminar com “amo você.” O voto tem que ter sua própria voz, porém,combinar um ponto de partida igual pode facilitar colocar as idéias em ordem.

Decida a quantidade de palavras. Votos não são grandes discursos, cheios de histórias e blablabla. Os votos são promessas, são declarações de amor para seu parceiro. Então, limitem o tamanho do texto e sejam objetivos.Concentre-se em coisas que simbolizam o relacionamento de vocês, por exemplo, quais são as pequenas coisas que aprecia em seu noivo (a)? Como é que simbolizam o seu relacionamento em geral? Existe algo que você pode trabalhar para construir uma relação ainda melhor, mais saudável?

Só para você e seu noivo (a). Esse é um momento seu e dele e testemunhado pelos seus convidados, por isso não fique encanando se achar que o texto é bobo ou engraçado demais. Se quer resumir tudo em apenas uma linha simples, vá em frente. Seus votos não deve soar como um soneto ou um grande poema de amor. Votos deve soar como você é, especialmente quando você está fazendo promessas para o seu parceiro. Lembre-se que eles ficaram marcados para sempre entre vocês, então, eles devem ter a voz do casal e nunca de outra pessoa.

Ah, por favor, nunca “cante” alguma música na hora dos votos. A mistura desafanida de algumas vozes mais a emoção da cerimômia toda pode transformar o momento mais lindo e aguardado em uma piada. Apenas leia, chore se sentir vontade, mostre sua emoção, mas NUNCA “cante”. #ficadica

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s