Comida japonesa e chinesa é tudo igual?

A dúvida é sempre a mesma: Afinal, comida japonesa e chinesa é tudo igual? Encontrei no Receitas.com uma excelente resposta sobre a questão.

Muita gente confunde os pratos típicos do Japão e da China, mas eles possuem algumas diferenças básicas. A comida chinesa possui mais pratos com carnes assadas e fritas, enquanto no Japão é mais comum comer peixes crus ou grelhados.

Além disso, a culinária na China é bastante colorida e usa macarrão, legumes variados, carnes de porco e frango. Já os pratos no Japão costumam ter mais peixes e frutos do mar, afinal o país é uma ilha. O arroz, mais grudadinho e com sabor característico, também é bastante usado na culinária japonesa.

Mas isso também não quer dizer que os dois países não possuem semelhanças na hora de cozinhar. Afinal a proximidade geográfica também contribuiu para a influência e troca de costumes. O que vale mesmo é que tanto a culinária japonesa quanto chinesa possuem pratos maravilhosos que já foram adotados nas cozinhas do mundo todo. Sendo assim, confira a seguir as receitas do outro lado do mundo que fazem o maior sucesso aqui no Brasil e em muitos outros lugares:

 

Yakisoba
Para abrir o nosso cardápio, um dos pratos orientais mais populares por aqui: o Yakissoba! Esse prato com macarrão é típico da China e é servido com legumes, verduras e algum tipo de carne. É uma receita fácil de preparar e fica deliciosa.

Veja a receita de Yakisoba

Sushi
Também muito popular, o sushi é um prato de origem japonesa bastante conhecido. Existem diversas formas de preparar  esses “rolinhos”, mas no geral eles são feitos com arroz e alga, com recheios de legumes ou peixes.

Veja a receita de Sushi

Frango Xadrez
De origem chinesa, o frango xadrez  é preparado com cubos de frango, legumes e temperos. Você pode fazer esse prato da culinária internacional sem ter muito trabalho, já que ele é uma opção prática de refeição.

Veja a receita de Frango Xadrez

Tempurá
O tempurá é feito com vegetais ou frutos do mar fritos com uma camada de massa. O prato é típico da culinária japonesa e também é uma opção bastante saborosa para uma refeição oriental.

Veja a receita de Tempurá
Rolinho Primavera
Outro prato bem gostoso é o rolinho primavera. Ele é originário da China e é preparado com uma massa frita recheada com legumes da estação ou frango. O rolinho costuma ser  servido com o famoso molho agridoce.

Veja a receita de Rolinho primavera

Receita de Sashimi
O sashimi é o prato japonês feito com fatias cruas de peixe ou frutos do mar, como salmão, atum e robalo. Ele é um dos pratos mais famosos do Japão e costuma ser  servido com shoyu ou gengibre.

Veja a receita de Sashimi

Sunomono

O sunomono é uma salada típica do Japão que costuma ser preparada com pepinos, açúcar e gergelim. Quem gosta desses ingredientes pode preparar essa salada simples para servir como entrada.

Veja a receita de Sunomono

E você também pode dar um toque especial nas suas refeições, usando temperos orientais para fazer pratos mais comuns, como foi feito nessas receitas:

Frango à passarinho com molho oriental
Preparar frango à passarinho é bem simples e nessa receita você usa ingredientes especiais para dar um toque oriental na sua refeição.

Veja a receita Frango à passarinho com molho oriental

 

Filé de frango crocante com teryaki
O molho teryaki é usado tanto na culinária  chinesa quanto na japonesa. Nessa receita, os filés de frango são empanados e servidos com esse delicioso molho.

Veja a receita de Filé de frango crocante com teryaki

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s