Dia do macarrão: consuma sem peso na consciência

Por causa da facilidade no preparo, por ser barato e estar na rotina das pessoas,o macarrão tem fãs em todo o mundo. Ele está tão incorporado na vida das pessoas que, para grande parte das famílias,  domingo não é domingo se não tiver uma boa macarronada na mesa do almoço.

Eu, definitivamente, sou uma das fãs declaradas da massa. Desde que reduzi meu estômago pela metade e minha alimentação ficou super seletiva, o macarrão ganhou status de carro chefe e é consumido sempre. Receitas deliciosas é que não faltam, porém é bom ficar atento à freqüência do consumo de macarrão. “O ideal é consumir o macarrão aliado a outros alimentos como legumesfibras e proteínas, pois estes alimentos façam com que o carboidrato seja digerido de uma forma saudável. O carboidrato puro é absorvido pelo organismo muito rapidamente. Misturado a outros nutrientes, faz o processo ficar mais lento. Você não fica com fome mais depressa e seu nível glicêmico não atinge picos altos”, destaca a nutricionista Daniela Meira.

Outra forma de encarar um bom prato de massa sem culpa é saber combinar o macarrão aos molhos. “Há quem prefiramolhos encorpados para massas curtas, pois ele adere melhor. Ou molho branco para massas compridas e assim vai, mas o que realmente importa é você escolher a sua massa e combinar com o seu molho preferido. Macarrão é barato, democrático, pode ser diferente todos os dias e ainda pode ser feito sem glúten, com farinha integral, enriquecido com beterraba, espinafre, tinta de lula, feito com farinha de arroz, sem esquecer aquele tipo instantâneo, que sem o tempero que vem junto, pode ser uma solução para aqueles dias sem grana ou com pressa”, explica Daniela.

Confira mais algumas dicas da nutricionista:

Idade

Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa. Já o idoso deve consumir com menos frequência o prato, pois não tem a mesma capacidade de absorção do carboidrato.

Horário

O ideal é comer durante o dia, pois à noite o metabolismo é mais lento e a energia não é gasta. É só transformada em gordura e estocada no corpo.

Atividade física

Para quem faz exercícios físicos é recomendável comer massa para ter energia para a atividade. Sedentários podem comer mas com equilíbrio.

Dieta

Mesmo que você esteja fazendo alguma dieta, pode comer macarrão. Um prato com legumes é o ideal! Mas não pegue o segundo prato, ok?

 

 

* Com informações do site Mais Você

 

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