Um casamento em casa? Pode sim !

Fazer um casamento em casa é a fórmula perfeita para quem quer reunir poucas pessoas em uma cerimônia íntima e personalizada, seguida de um almoço com clima romântico. A comemoração deve ser rica em detalhes, que são fundamentais.

Depois de alguns dias pesquisando finalmente conseguir escrever um post com dicas e idéias para quem sonha em casa em seu próprio lar ou na casa “emprestada” de alguém.  Com organização e boas ideias, é fácil escolher o convite, o cardápio, o buquê e a decoração. Pode casar!

O convite – Escolha algo simples e chique. Mesmo com convidados selecionados a dedo, é simpático enviar os convites, inclusive para que a data não seja esquecida. O modelo pode ser confeccionado com um papel diferenciado e uma letra informal.

O local – Antes de imaginar sua casa como cenário perfeito para o casamento dos seus sonhos você deve considerar algo muito importante: o espaço que ela oferece. Um casamento realizado em casa tem que ser confortável e intimista, se o espaço é pequeno o número de convidados tem que ser restrito para que a festa não vire um “apertadinho” incomodante. Você também pode considerar o uso da casa fabulosa de um amigo próximo ou membro da família (se eles estão abertos à idéia. A grande coisa sobre se casar em sua própria casa é a flexibilidade que você tem que preparar as coisas com antecedência. No entanto, isso não quer dizer que não exista um planejamento, pelo contrário, colocar no papel cada detalhe é importante.

Casa Limpa – Se você vai se casar em sua casa você vai precisar deixar o lugar impecável. Eu recomendaria fazer isso uma semana inteira antes de seu casamento. Eu vou além e aconselharia a contratação de uma equipe de limpeza para faxinar antes, durante e depois de toda a festa. Confie em mim, você não vai querer se preocupar com um banheiro sem papel no meio da cerimônia e muito menos passar sua primeira manhã casada limpando o chão pegajoso e imundo da sua sala, né?

A decoração–  Juntamente com uma casa impecável eu recomendo criar uma atmosfera festiva através de iluminação e decoração. Use a imaginação, use pequenos pontos de luzes espalhados pela casa, sabe aquelas luzes de natal? Elas podem ser aproveitadas e penduradas em mobiliários e luminárias de papel podem ser usadas no lugar dos lustres, criando um ambiente mais alegre. Flores, use flores. Não precisa ser arranjos caros, use flores silvestres e coloque-as em vasos no estilo vintage que devem ser espalhados por toda a casa. Não pense que é porque o casamento acontece na sala embaixo do seu quarto que você deve pensar na decoração algumas horas antes, isso não vai dar certo, comece a acertar os detalhes da iluminação uma semana antes da cerimônia, assim, não haverá sustos e imprevistos para administrar no dia que será somente para festejar.

O que servir– Para uma festa em casa o ideal é que seus convidados se sintam “em casa” por isso deixe de lado grandes jantares, empratados e afins e pense numa festa elegante, com grande vibração e alimentos e bebidas que possam ser servidos por eles mesmos.Procure opções de finger foods, o que o nome sugere e vem do inglês ‘comida para comer com as mãos’. O finger food entrou de vez no Brasil, e promete ficar. Simplificando a maneira de servir, mas receber em grande estilo, tornou-se uma ótima opção para todos os tipos de comemorações e os adeptos não acreditam ferir a etiqueta. Os deliciosos petiscos são apreciados sem prato, garfo ou faca. Colherzinhas, palitinhos, copinhos e outros diminutivos são a base para um cardápio montado nesta linha. O estilo “finger food” é prático, informal e permite que as pessoas comam em pé. Outra vantagem do “finger food” é que os recipientes utilizados para servir, são um trunfo não apenas para diversificar o cardápio, mas também o visual de uma festa. Dependendo do design escolhido, é o clima que o evento terá, servindo inclusive, como decoração. Bebidas também devem ser pensadas de maneiras práticas de modo que os próprios convidados possam se servir, aposte, em long necks, jarros espalhados pelos salão.

A cerimônia–  A cerimônia de casamento em casa envolve um pouco de burocracia e de tempo. Se você é religioso você pode precisar encontrar um disposto a realizar a cerimônia em sua casa  e que tenha agenda disponível para a data marcada, o mesmo acontece para as cerimônias cível fora do cartório é necessário também solicitar a autorização ao Juiz de Direito para realização da cerimônia fora da sede do cartório. O agendamento prévio da data pretendida deste tipo de cerimônia deve ser feito diretamente com a Juíza de Paz e o prazo para pedido deste tipo de casamento é de 30 dias de antecedência. Então, não deixe para depois.

Mais alguns detalhes:

  • Verificar o espaço para circulação dos convidados. Às vezes, mudando um sofá do meio do caminho e tirando algumas mesas de canto de sofá fazem com que o espaço para circulação fique melhor e os convidados se movimentarão com maior tranquilidade. Nada de móveis “atravancando” o espaço.
  •  Solicitar uma visita do serviço de buffet para que seja verificado se o tamanho da cozinha é adequado, se há pontos de energia e água suficientes para eles prepararem o menu do evento.
  •  Banheiros: não adianta convidar 90 pessoas e ter apenas um banheiro, poderá tornar um transtorno durante a festa. Talvez você tenha que disponibilizar os banheiros dos quartos para os convidados mais íntimos.
  •  Incorpore os objetos de decoração da casa na decoração do casamento. Por exemplo, aquele vaso lindo que sua mãe ganhou no casamento dela pode servir para um arranjo, e a prataria da casa pode ser usada na mesa de doces. É sempre um charme usar objetos pessoais na decoração do seu casamento.
  •  Pense no conforto dos convidados: se sua rua for movimentada e difícil de estacionar, vale a pena contratar um serviço de manobristas.
  • Cuidado com o volume alto e a lei do silêncio. É sempre gentil também avisar os vizinhos um dia antes, com uma florzinha ou caixa de bombons, que haverá uma festa e pedir desculpas pelo possível incômodo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s