Natal Vapt-Vupt

Apesar de achar a data mais triste do ano eu gosto muito do Natal. É a única época do ano em que a família toda se reúne, todo mundo distribui gentilezas, o amor paira no ar e fica tudo mais iluminado. Mas, sei também que nem todo mundo pensa como eu e conta as horas para a festa acabar.

Ok, vivemos num mundo democrático ( pelo menos deveria ser) e ninguém é obrigado a gostar das festas de fim de ano, mas encontrei no blog Vida Organizada dicas rápidas para receber o pessoal na ceia de Natal e idéias na hora de organizar os presentes.

Para quem não tem tempo e também para quem não curte o Natal, ficam as dicas:

Preparando a casa:

  • Você tem uma toalha de mesa decente? Se sim, use-a. Se não, avalie seus lençois: há algum bonito, com estampa que não seja característica de lençol? Ótimo, use-o. Se não, deixe sem nada e não invente moda!
  • Você tem pratos, copos e talheres em número suficiente? Então tudo bem. Se não, providencie. Você encontrará em lojas de 1,99 a supermercados. Se quiser caprichar, compre um jogo completo em alguma loja do shopping mais próximo de você (mas quem tem dinheiro assim sobrando de última hora?). Não se esqueça das taças. Pelo menos as de vinho é melhor ter. Tente manter uma unidade entre as peças compradas e as que já tem em casa, nem que seja pela cor.
  • Passe na loja de 1,99 e compre velas pequenas. Não me compre velas de sete dias! A ideia são aquelas velas pequenas, mais achatadas. São bem baratinhas. Aproveite que está aí e veja se eles vendem aqueles jogos americanos feitos de madeira, ou qualquer um que não tenha estampa de frutas tipo kiwi. Se tiver, leve também (o número varia de acordo com os convidados). Outra coisa que você pode comprar para fazer bonito: jogos de bolas de árvore de Natal e vasos transparentes.
  • Em casa, coloque a toalha na mesa ou organize os jogos americanos com pratos, talheres, tudo ok. Distribua pela cozinha ou sala de jantar copos e coloque as velas dentro (cuidado para não deixar perto de lugares que queimam, como cortinas). Deixe alguns copos com velas iluminando a mesa também. Encha os vasos que você comprou com as bolas de Natal. Se tiver um muito maior que os outros, deixe no centro da mesa.
  • Apague as luzes ou deixe somente luzes indiretas acesas (abajour, luminária de piso etc).
Outras ideias que você pode aproveitar:
  • Utilize objetos inusitados para colocar flores, como um copo retrô, um pequeno regador ou mesmo uma garrafa de vidro.
  • Talvez seja uma boa comprar guardanapos de cores diferentes, mas nada de estampas com a cara do Papai Noel. Um vermelho básico vai bem. Se ficar em dúvida, vá de branco mesmo.
  • Uma guirlanda na porta de entrada sempre vai bem. Se você não teve tempo de fazer ou comprar, vale fazer um laço vermelho com fita e pendurar na porta.
  • Qualquer jogo de luzinhas de Natal dá um up na janela. São fáceis de achar e instalar. Dão visual natalino instantâneo a qualquer ambiente.

Organizando os presentes de Natal

  • Tenha uma lista com os nomes dos presenteados e vá anotando ao longo do ano ideias para presentes. O iPad tem um aplicativo chamado Gift List, onde você pode ir anotando essas ideias, mas uma página na sua agenda já serve.
  • Compre online seus presentes até a primeira semana de novembro. Tenha a regra de nunca entrar em dezembro faltando comprar algum presente.
  • Se precisar ir até lojas físicas, use sua lista para comprar presentes semelhantes no mesmo lugar, perdendo menos tempo.
  • Embrulhe os presentes assim que comprá-los e já coloque etiquetas imediatamente.
  • Se não se importar com a embalagem padronizada e atrelada a alguma marca, utilize o sistema de empacotamento das lojas.
  • Se for enviar algum presente pelo correio, faça isso até no máximo a primeira semana de dezembro. No final do ano, os correios sempre têm um número maior de encomendas e podem atrasar algumas delas.
  • Designe um local da casa para armazenar os presentes. Deixe ali também uma caixa com tesouras, fita colante, cola, etiquetas, papéis, embalagens, caixas, papel de seda, laços e fitas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s