josoares1

O Jô é gordo

Sim, isso mesmo que você leu aí no título: o Jô é gordo, Jack Black é e Ronaldo também é. Essa semana algo me incomodou. Na verdade me incomoda faz tempo, mas só agora resolvi manifestar a acomodação que me incomoda.

Assisti um teaser da volta do Programa no Jô na Globo e pensei: “ O Jô é gordo, sempre foi e nunca ninguém fala disso”. Ok, em algum momento alguém já deve ter comentando sobre isso, mas o ponto que quero chegar é: porque a mídia trata a mulher feito produto e homem não? Vou mais além, porque homens são retratados na mídia sempre pela sua inteligência, pelo seu trabalho e quase nunca pelo pança, pelo envelhecimento e pela cintura mais circular?

Revoltei, isso mesmo! Não quero generalizar nada e nem nasci pra isso, porém se você fizer uma busca rápida no Google vai perceber que chovem notícias (das mais toscas possíveis) sobre celulites, peitos caídos, plásticas, cabelos mal cuidados, gordura saltando do biquíni das celebrites e pergunto: vem cá, homem também não engorda? Não fica velho e pançudo?

O fato é que passamos boa parte da nossa vida tentando nos encaixar em um padrão de beleza imposto e nada real. Meu objetivo aqui não é e nunca via ser fazer apologia a obesidade (até porque sou uma das milhões de pessoas que já cortaram um pedaço do estômago para emagrecer) mas, sim criticar o fato que nós mulheres, –  sejam elas modelos, atrizes ou o que for – somos tratadas , na maioria das vezes – como produto.

Fulana engordou. Cicrana ta com pé de galinha. Maria Joana tem celulite. Crotilde tem estrias e todas são mulheres lindas, inteligentes, bem sucedidas, mas isso quase ninguém fala. Triste ser lembrada pelo exterior e não pelo interior, né?

Não estou falando só de mídia não. Vocês homens também fazem parte dessa minha revolta, por serem muitas vezes imbecis a ponto de deixar de levar a sério uma garota muito bacana simplesmente pelo fato dela não entrar no manequim 36. Repito mais uma vez, não quero generalizar nada e ninguém, mas vamos encarar o fato real, a maioria pensa assim, infelizmente.

Porque os sites de celebridades não falam dos homens tanto quanto falam dos defeitos corpóreos de alguma mulher? Homens engordam também. Homens também ficam velhos, também tem pé de galinha e quase ninguém comenta isso.

Porque o padrão de beleza feminino não é tão cobrado dos homens? Porque ninguém critica o Jô porque ele não cabe no manequim 36? Porque todo mundo fala da atuação cômica de Jack Black no cinema e quase nunca comentam que ele vive engordando e emagrecendo? O que ele tem diferente de qualquer mulher que não seja o que carrega no meio das pernas?

Seja como for, a realidade é apenas uma: Eu sou gorda, o Jô é gordo e muito provavelmente você também é.

PS:  Vale dizer que eu AMO o Jô de paixão =)

One thought on “O Jô é gordo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s