Five o’clock tea

– Filha, o que tem dentro dessa caixa.

– Chá inglês, manhê. Trouxe para tomar com leite.

– Leite? Desde quando você voltou a beber leite?

– Desde que descobri a sensação reconfortante e deliciosa que é sentar no seu lugar preferido de casa, geralmente ao pôr do sol, tomando um caneca fumegante de chá e uma pitada de leite.

– Essa viagem não te deixou diferente.

– É mãe, Londres me fez bem.

Nas minhas férias aprendi que:

teaO chá das 17h surgiu pela duquesa de Bedford, em 1840. A história conta que ela tinha muita fome entre o almoço e o jantar, e para saciar o apetite, resolveu criar um ‘intervalo’ com pequenos bolos e sanduichinhos para as amigas.

Os tipos de chá servido são: Chás pretos tradicionais. Chás da região do Assam, que é uma região produtora da Índia, chá do Sri Lanka, do Quênia. Tem ainda o Earl Grey, que é todo tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota.

Ele geralmente vem acompanhado de sanduiches de pepinos, preparados com finas camadas do legume, colocadas em duas fatias de pão de forma branco, sem casca.  Eles são os mais tradicionais para serem servidos com o chá. O paladar inglês pede ainda bolo com frutas cristalizadas. Eles são mais sequinhos, exatamente para servem consumidos com a bebida quente. Um cream cheese, por exemplo, já não faz parte disso. Ele é muito molhado.

Os inglês gostam de uma bela porcelana e toda peça deve ter um fundo branco. De preferência se for uma ‘Fine Bone China’, que é um tipo de louça feita com farinha de osso bovino. Ela é mais resistente e pode ser feita mais fina.

Desde então, tudo mudou.  Então, enjoy de um fim de tarde feliz e aprenda como se prepara o verdadeiro chá com leite!

1) Esquente o Bule: ferva água e ponha no bule. Isso serve para manter o bule aquecido e preparado.

2) Ferva outra panela de àgua. Jogue a primeira água do bule fora e coloque a nova panela de água dentro.

3) Coloque o chá (solto ou em saquinhos no Bule). NÃO MEXA O CHÁ. NUNCA, NEVER EVER! Deixe formar o “brew” por no mínimo 2 minutos. Quanto mais tempo mais forte o chá (e melhor na minha opinião).

4) Na caneca coloque 1 dedo de leite frio (não precisa esquentar o leite). Depois despeje o chá sobre o leite. Nunca faça o inverso (colocar leite no chá), porque o chá vai esquentar o leite. O certo é o leite esfriar o chá.

5) Adoce pouco. A mistura quase não precisa de açúcar.

6) Enjoy your tea dahhhhhling!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s