Quando foi que eles envelheceram?

10302640_902293306503154_7165661666387545592_n

Ontem minha mãe postou uma foto no Facebook. Na imagem ela está abraçada com meu pai no dia que comemorava seus 60 anos. Eles estavam sorrindo para a câmera, felizes.

Eu passei uns bons segundos fitando cada detalhe da foto e meu primeiro pensamento foi “Eu tenho os pais mais lindos da face da terra”, o segundo pensamento foi “quando foi que eles envelheceram?”.

Não sei se foram os dois anos que passei longe deles ou se sou eu dizendo a mim mesma que o tempo passa tão depressa quanto imaginamos, mas fiquei me perguntando quando foi que os cabelos da minha mãe ficaram completamentes brancos? Quando foi que meu pai começou a carregar aquelas rugas fazendo pequenas preguinhas no canto de seus olhos?

Na minha foto mental dos meus pais eles continuam novos como em seu álbum de fotos do casamento. Meu pai continua carregando seu bigode preto e minha mãe continua com aqueles longos cabelos castanhos. Mesmo depois da terceira gravidez mamãe continuava com um corpão e meu pai sempre manteve seus cabelos.

Como família sempre fomos grudados. As noites de finais de semana eram de brigas pelo melhor lugar na cama dos meus pais para assistir televisão, afinal, cinco numa cama (plus a barriga do meu pai!) era um desafio. Mas a gente não se importava e se encaixavámos lá ralhando uns com os outros, como uma família cheia de amor faz.

Durante a semana era meu pai cantando o hino nacional que acordava a casa toda. Não lembro quantas vezes um travesseiro atravessou a escuridão do meu quarto toda vez que isso acontecia e quando pensava que poderia dormir mais cinco minutos era o radinho de pilha dele ligado na rede Eldorado que me fazia sair da cama e vestir o unifome da escola derrotada pela batalha.

Uma da tarde era minha mãe que abria a porta de casa e o cheiro de comida invadia meu nariz e punia meu estomâgo. A mesa cuidadosamente posta esperava por mim e minha irmã, no menu sempre tinha arroz, feijão e carne – que eu insistia e implorava pra que ela trocasse todo dia por um ovinho frito – o avental da minha mãe era azul quadriculado e cobria todo seu corpo até os joelhos. Eu adorava vesti-lo e fingir que era ela.

Nas férias não tinha meu pai e o hino nacional para me acordar. Mas, tinha minha mãe e seus CD’s em alto volume para me lembrar que era dia de faxina, eu vestia minhas roupas de brincar e fugia. Fuga em vão, ela sempre me buscava no quintal para ajudar a tirar pó da porcelana ou separar as roupas sujas do cesto.

E mesmo quando adquiri meus, sei lá, dezoito anos a imagem mental dos meus pais continuava a mesma. Para mim eles não envelheceriam jamais e assim continuo pensando até hoje.

Não me importo se eles tenham 40 ou 60 anos. Para mim eles sempre serão o casal da foto do álbum de casamento, com aqueles olhos brilhando do seus vinte anos cheios de amor. Minha mãe sempre vai ser aquela mulher de corpão e cabelos longos e meu pai com aquelas calças boca de sino e bigode.

Ela sempre vai estar impecávelmente vestida para sair, meu pai vai estar sempre de bermuda e chinelos e ela vai brigar com ele por isso. Em casa ela vai continuar fazendo faxina toda segunda-feira e ele vai continuar me acordando cantando o hino nacional. Ela ainda veste seu avental e prepara os melhores menus do mundo e ele sempre vai sentar na ponta da mesa e pedir para passar a coca-cola. Depois de uma briga por qual das irmãs ( eu continuo fugindo pelo quintal…) que vai lavar a louça, subimos todos para disputar lugar na cama deles. Agora o desafio fica ainda mais complicado já que não somos mais cinco, somos oito, mas sempre damos um jeito e nos apertamos entre lençóis e edredons enquanto ralhamos uns com os outros.

Aos 31 anos olhando a foto do meus pais me pergunto novamente: “Quando eles envelheceram?” ou a pergunta deveria ser “Quando foi que eu envelheci?”

 

Leave a Reply

